quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ato solene na Assembleia Geral lembra 10° aniversário de ataque terrorista aos EUA


As Nações Unidas lembraram hoje (09/09) o 10° aniversário dos ataques terrorista de 11 de setembro nos Estados Unidos com um ato solene no saguão da Assembleia Geral. Na cerimônia houve apresentação de uma orquestra sinfônica de Nova York, leitura de poemas e líderes mundiais acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.
No discurso de abertura da cerimônia o Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, disse que o "11 de setembro vai marcar nossa memória coletiva para sempre" e ressaltou que as ações globais são essenciais para responder o terrorismo internacional – que ele chamou de "violação intolerável" dos propósitos e princípios da ONU.

"Dada a proliferação das ameaças e ações terroristas, nós devemos intensificar nossos esforços sem demoras", disse Deiss, ressaltando a urgência de adotar medidas complementares necessárias para os instrumentos existentes.
Para a Vice-Secretária-Geral das Nações Unidas, Asha-Rose Migiro, os ataques tiveram como alvo "mais do que um único país" e "foram um ataque para a própria humanidade, e para os valores universais de paz e dignidade pelos quais a ONU foi criada para promover e defender".

Ela destacou ações da ONU feitas desde 2001, como a adoção da Estratégia Global Antiterrorismo e o estabelecimento do Fórum Aliança de Civilizações, que busca construir pontes de confiança e entendimento entre povos e culturas. "Ao mesmo tempo", completou Migiro, "nós continuamos trabalhando para a paz, esforço que envolve a diplomacia preventiva, o apoio à democracia e trabalhar para evitar que os Estados entrem em caos".

http://www.onu.org.br

http://www.cipbas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário