sábado, 21 de setembro de 2013

É NECESSÁRIO MORRER PARA VIVER ....


                      
"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto." (Jo 12,24)




Nossa vocação exige morte. Nosso jeito de ser exige a morte. Nossa vida exige morte. Sim, para produzirmos bons frutos precisamos morrer. A semente já está fecundada; só necessita de um terreno propício para ser fecundada. Assim também nós. Já temos em nosso interior o chamado de Deus, nossa vocação, nossa identidade mais profunda. A semente tem por vocação ser germinada, render frutos. Mas para isso ela precisa deixar de ser semente; ou seja, ela precisa morrer. Precisa deixar-se envolver por uma terra fértil, deixar-se ser aberta, caindo a sua casca; deixar-se ser descaracterizada, perder a aparência de semente para gerar novos frutos.

É esse o chamado de Jesus para nós: a morte! A morte para o pecado, a morte para o mundo, a morte para o nosso jeito de ser tantas vezes fechado, a morte para nós mesmos. Assim como a semente, a nossa vocação é gerar frutos. Bons frutos. Nossa vocação é a de cair em terra boa, terra fértil que é a terra do Coração de Jesus e lá, sermos quebrados, amolecidos, descaracterizados daquilo o que pensamos ser para sermos aquilo o que Deus quer de nós. E assim, mortos para nós mesmos (para a concepção que temos de nós mesmos), livres das amarras e limitações que colocamos em nós podemos render frutos para o Reino do Céu.

Essa morte, esta descaracterização pode ser dolorida mas é extremamente necessária pois não somos chamados a ser sementes para o resto da vida. Precisamos abandonar nossas cascas, nossas máscaras, nossas muralhas, nossos conceitos pré-definidos, nossa dureza de coração!!! Deixar nosso coração ser acolhido pelo terreno fértil do Coração de Jesus e lá deixar toda nossa dureza para morrer... e morrendo, ser aquilo o que Deus quer.

Lembrando que ficar preso à casca para o resto da vida significa SOLIDÃO! Sim, a Palavra de Jesus é clara neste sentido: "se o grão não morrer fica SOZINHO". Não percebemos mas muitas vezes nosso jeito de ser, imutável, e intransigente afasta os que amamos (ou julgamos amar) para longe de nós. Não percebemos mas, é nossa própria dureza que nos faz ser sozinhos... sem ter em quem confiar, para quem se abrir...

Por isso queridos irmãos... para realizar plenamente a vontade de Deus em nossas vidas precisamos morrer. Sem medo, pois o terreno acolhe nossa morte é o Coração de Jesus! Sendo assim, desejo a você que você MORRA! Morra a semente, morra o grão para nascer árvore boa, árvore de bons frutos para a Igreja.

Dr.Valdirlei Martinghi ( Psicanalista Clinico )
licobr@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário